Infeliz metáfora, mas foi exatamente o que aconteceu com o nosso saudoso Museu Nacional. A falta de recursos destinados à manutenção destruiu um acervo não só nacional, mas considerado também global para várias áreas da ciência.

O Brasil já está ficando para história em catástrofes de toda ordem. Todas relacionadas à falta de manutenção. No Rio, 90% dos incêndios são causados por problemas elétricos, segundo o Crea. É “barato” prevenir e “caríssimo” reconstruir. No caso do nosso Museu então, é irreparável.

Quando visito, com a minha equipe técnica, condomínios empresariais, comerciais e residenciais, fico horrorizado como a manutenção é precária, principalmente na parte elétrica. As edificações vão envelhecendo e as tecnologias requerem mais carga elétrica e isso não é levado em conta até que as fiações, os disjuntores e outros componentes elétricos reagem com surpresas avassaladoras, ficando as contas indiretas para as seguradoras e as diretas (normalmente as piores) para as pessoas. É muito triste, mas nada acontece na véspera.

A solução é a manutenção preventiva. Manter uma equipe pronta a fazer visitas técnicas periódicas, com profissionais especialistas em elétrica, hidráulica, alvenaria e pintura. Desta forma, tudo fica mantido, com custos bem reduzidos e sem surpresas.

Essa é a história é a que temos que escrever!

06