Infelizmente, não temos muito do que nos orgulhar deste ano, do começo ao fim. O nosso País desceu ladeira abaixo por incoerências de toda ordem: políticas, econômicas e, até mesmo, sociais.

Corrupção, violência e desigualdades são atributos que uma Nação deveria se envergonhar. Mas, parece que quanto mais repetimos esses assuntos, mais comuns se tornam em nosso dia a dia. Temos que provocar o bem e não julgarmos nada precipitadamente. Vamos expulsar as incoerências e abrir espaço para a verdade.

Portanto, promovo aqui um desafio, uma nova experiência: que tal fazermos uma retrospectiva do amanhã?

Convido você a se imaginar em dezembro de 2019 e olhar tudo o que realizou. Quero que você se imagine iniciando o ano após um período de festas feliz entre quem você ama. O ano começou agitado com a esperança de um bom governo e você cheio de planos a realizar. Logo chegou fevereiro e o ânimo continua alto e as parcerias começam a se fortalecer – outras pessoas a sua volta também estão esperançosas e você se sente mais fortalecido ainda.

Olhando para os lados, você vê a sua família lhe apoiando a arriscar novas descobertas e, até mesmo, a empreender. Outras pessoas vivem o seu sonho e se convidam a participar com você dessa nova jornada. O negócio de fato acontece, a sua empresa cresce e já é necessário mais colaboradores e parceiros. A carga tributária diminui tornando o seu caixa ainda mais forte para investir em expansão.

Chegou o final do ano e você, mesmo trabalhando muito, está feliz por tudo que realizou. Os olhos da sua família lhe inspiram orgulho.

Mas lembre-se que em dezembro de 2018 você era um entre 13 milhões de desempregados.

A retrospectiva do amanhã é a realização do que você ainda será. Portanto, arregace as mangas, pois vencer depende de nós e de quanta energia podemos dispor para realizar coisas que a maioria das pessoas desiste nas primeiras dificuldades enfrentadas.

Desejo Boas Festas e um dezembro de 2019 cheio de histórias boas para contar!