A onda de startups, que começou há pouco mais de uma década, tomou dimensões impressionantes em nosso país. Incubadoras, Aceleradoras, Anjos, Venture Capital, entre outros, buscam no empreendedorismo a alternativa para transformar o risco em sucesso, com ideias realmente inéditas e necessárias.

A palavra de ordem é ser enxuto para que os investimentos sejam usados de forma eficaz na busca de resultados positivos, em médio e longo prazo. Mas, como tornar vencedor um novo negócio? Antes de mais nada, a racionalização de recursos deve estar estampada em todas as paredes. Os empreendedores – onde muitos já ocuparam cadeiras importantes em empresas de grande porte – agora têm que entender que até o famoso cafezinho tem que ser controlado.

Portanto, considerando a natureza e os propósitos das startups com orçamentos apertados, gastos desnecessários devem ficar fora das planilhas de custos analisadas mensalmente pelos investidores de todos os perfis.

Diante disso, noto um movimento inteligente e crescente na terceirização de serviços de limpeza, recepcionistas, telefonistas e de portarias, que contribuem com a redução de custos mensais, sem aqueles gastos considerados indiretos no regime CLT. Essa racionalização de serviços possibilitam que o empreendedor se foque exclusivamente na sua atividade-fim.

Nas startups, tempo é realmente dinheiro!

Rodrido Buschinelli
Diretor Administrativo e Financeiro da GRP